quarta-feira, 25 de junho de 2008

Salve Ísis


Da união do Deus Geb, a terra e Deusa Nut, o céu nasceram 4 crianças: Seth ( que viria a ser o Deus do Caos) , Osiris ( o Deus da Ordem) , Néftis e Ísis.

Ísis, é uma Deusa egípcia, rainha da magia e poder. Esposa de Osiris, seu nome tem como significado "trono".

O amor entre Ísis e Osiris começou mesmo dentro do ventre da mãe. Casaram-se e Osiris governou com grande populariedade. "Ensinou-lhes a agricultura e a feitura do vinho, formulou leis e instruiu como honrar seus deuses. Depois partiu para uma viagem por todo o país, educando o povo e encantando-o com sua persuasão e razão, com a música, e 'toda a arte que as mesas oferecem'.

Enquanto ele estava longe sua esposa Ísis governou, e tudo correu bem, mas tão logo ele retornou, Seth, que simbolizava o calor do deserto e da luxúria desenfreada, forjou um plano para apanhar Osíris e afastá-lo. Confeccionou um barril do tamanho de Osíris. Então convidou todos os Deuses para uma grande festa, tendo escondido seus setenta e dois seguidores por perto. Durante a festividade, mostrou seu barril que foi admirado por todos. Prometeu dá-lo de presente àquele que coubesse nele. Então todos entraram nele por sua vez, mas ele se ajustou somente a Osíris. Neste momento, os homens escondidos apareceram e, rapidamente lacraram a tampa do barril. Levaram-o e jogaram no rio Nilo. Ele boiou para longe e alcançou o mar pela 'passagem que é conhecida por um nome abominável'.

Quando Ísis foi sabedora dos acontecimentos fatídicos, cortou uma mecha de seu cabelo e vestiu roupas de luto e vagou por todos os lugares, chorando e procurando pelo barril. Foi seu cachorro Anúbis, que era filho de Néftis e Osíris, que levou-a até o lugar onde o caixão tinha parado na praia, no país de Biblos. Ele havia ficado perto de uma moita de urzes, que cresceram tanto com sua presença, que tornou-se uma árvore que envolveu o barril. O rei daquele país mandou cortar a tal árvore e de seu tronco fez uma viga para a cumeeira de seu palácio, sem sequer imaginar que o mesmo continha o barril.

Ísis para reaver seu marido, fez amizade com as damas de companhia da rainha daquele país e acabou como enfermeira do príncipe. Ísis criou o menino dando-lhe o dedo ao invés de seu peito para mamar.

Os nomes do rei e da rainha são: Malec e Astarte, ou Istar. Bem sugestivo, pois nos faz ver que Ísis teve que recuperar o corpo de Osíris de sua predecessora da Arábia.

Acabou tendo que revelar-se para a rainha e implorou pelo tronco da árvore que continha o corpo de Osíris. Ísis retirou o barril da árvore e levou-o consigo em sua barcaça de volta para casa. Ao chegar, escondeu o caixão e foi procurar seu filho Hórus, para ajudá-la a trazer Osíris de volta à vida.

Seth que havia saído para caçar com seus cachorros, encontra o barril. Abriu-o e cortou o corpo de Osíris em catorze pedaços espalhando-os. Aqui temos a fragmentação, os catorze pedaços que óbviamente referem-se aos catorze dias da lua.

Ísis soube do ocorrido e saiu à procura das partes do corpo. Viajou para longe em sua barcaça e onde quer que acahasse uma das partes fazia um santuário naquele lugar. Conseguiu reunir treze das peças unindo-as por mágica, mas faltava o falo. Então fez uma imagem desta parte e 'consagrou o falo, em honra do qual os egípcios ainda hoje conservam uma festa chamada de Faloforia, que significa "carregar o falo'.
Ísis concebeu por meio dessa imagem e gerou uma criança, o Hórus.

Osíris surgiu do submundo e apareceu para o Hórus. Treinou-o então para vingar-se de Seth. A luta foi longa, mas finalmente Hórus trouxe Seth amarrado para sua mãe". Fonte: site Rosane Volpatto.


Segundo o livro "Todas as Deusas do Mundo" de Claudiney Prieto, na época do helenos, associavam Bast à Isis. "Ba=Alma + Aset=Ísis. Que significaria 'A alma de Ísis'".

Essa Deusa poderosa protege as mulheres, as viúvas e as grávidas. Também podemos associá-la à cura: tanto física, como a espiritual. Afinal, Ela trouxe de volta Osiris e ainda concebeu um filho Dele.

Quando se sentir solitária, triste e sem colo peça a Ísis...Ela certamente estará pronta pra te curar.

Nenhum comentário: