sábado, 28 de junho de 2008

Que tipo de música é essa? Parte 2

"Vou passar cerol na mão
Assim, Assim
Vou cortar você na mão
Vou sim, Vou sim
(...)
Então martela, martela, o martelão"

Fico pensando...o que diria o Papa do soul e funk, James Brown, se ouvisse essa "singela" canção do Bonde do Tigrão....Pois é, mas antes de se tornar o ganha pão do Bonde do Tigrão, como ajudar a financiar as cirurgias estéticas de Tati Quebra Barraco , o funk teve uma história digna e começou lá pela década de 20 nos Estados Unidos.
Para os músicos negros americanos, o funk era uma música com um ritmo mais suave, lento, solto, mas principalmente dançante. Por ter uma certa conotação sexual, a palavra funk foi considerada indecente. No fim dos anos 50 e início dos 60, o ritmo entra mais no contexto soul music.
Tanto que a soul music tem raízes nos spirituals (as músicas de igreja dos negros americanos, também chamadas de gospel). Mas quem foi que o popularizou? Provavelmente o pianista norte-americano Horace Silver que fundiu o jazz à soul music. Mas quem definitivamente o tornou dançante e com swing foi justamente James Brown!!
Nascido em 3 de maio de 1933, Brown foi abandonado pelos pais aos 4 (!!) anos de idade. Cresceu nas ruas da Geórgia (Atlanta, EUA), onde cantava e dançava para pagar o aluguel de um quarto em um bordel.
Teve inúmeros problemas com a polícia (porte de drogas, agressão física à mulher e por aí vai..), mas o que o tornou tão querido foi a sua presença marcante nos palcos com suas delirantes perfomaces.
Reza a lenda que durante as apresentações ele tinha todo um ritual. Primeiro sua banda tocava por uns 15 minutos e sempre o anunciava, mas ele...não entrava... Mais 15 minutos e nada...qdo a platéia estava completamente impaciente...ele entrava e o resto da história vc já sabe.
Outro gesto que era só dele, é qdo terminava o show ajoelhado e um dos músicos da banda jogava um manto sobre os seus ombros, nada mais apropriado para uma majestade.
Quem não adora "Papa´s got a brand new bag", "I feel good" ou "Get up (I feel like a being a sex machine)?
Brown faleceu aos 73 anos, ironicamente em um 25 de dezembro de 2006, vítima de uma pneumonia severa.
Mas quem um dia foi rei será eternamente majestade.....
Deixo com vcs...James Brown!




Nenhum comentário: