sábado, 5 de julho de 2008

Mozart - O gênio eterno

A primeira vez que assisti "Amadeus" foi uma experiência e tanto. Lembro da primeira cena em que Salieri, envelhecido e esquecido em um asilo, tenta se matar. A cena é impressionante: o músico com pescoço sangrando é socorrido e o Concerto n. 25 de Wolfang Amadeus Mozart tocando em alto e bom som! Começa aí um daqueles filmes que mais impressionaram em minha vida.

Aprendi a escutar música clássica com meu irmão mais velho, o Mau (aquele que lembra o House). Fã incondicional de Bach, ele também mostrou-me outros compositores e na época elegi Beethoven como meu preferido. Ledo engano...mais tarde com Amadeus, foi Mozart o escolhido.

Quanto ao filme, Amadeus foi vencedor de 8 Oscar em 1984 e, desde então, transformou-se uma em referência quando se fala em biografia de músico (convenhamos, deixa "Minha Amada Imortal" no chinelo!).
 
O roteiro foi feito por Peter Shaffer e Milos Forman, baseado na peça do primeiro. A narrativa é sempre feita por Salieri, que conta sobre sua inveja diante do espetacular talento de Mozart e seus planos sórdidos para prejudicá-lo.

Os atores principais F. Murray Abrahm (Antonio Salieri) e Tom Hulce (Mozart) foram escolhidos por Forman justamente por serem desconhecidos pelo grande público e assim ficaria mais fácil identificá-los com os personagens. E olha que foi um bocado de gente conhecida que disputou pelos papéis de Mozart e Salieri...Digo de uma galera do calibre de Mike Jagger e Dustin Hoffman pra cima, acredita?
 
Pois é... o filme foi um frissón na época, tanto que a vendagem de discos ( ah, sim.. estranhou com disco? Também,né? Era 1984. E o filme só chegou aqui no Brasil em 1985 com direito à estadia de Tom Hulce no Maksoud, aqui em São Paulo...e eu perdi essa!!) do compositor ficou num patamar bem elevado.

Aliás, tá aí um homem que despertou a minha primeira paixonite... Tom Hulce....Hahahaha, pois é... eu ficava vidrada com aqueles olhos grandes e azuis (e ah, percebeu que ele é um pouquinho estrábico?), aquele narizinho de Marquês de Viena e aquele jeito moleque só ele tem.

É verdade que ele não fez aqueeeeeeeeeeele sucesso depois do filme (tanto que até hoje o associam ao Mozart) e fez alguns filminhos como "Sem Medo" (ele faz um advogado picareta), "Dominick e Eugene" (que faz um irmão de Ray Liotta com problemas mentais) e "Frankenstein de Mary Shelley" (o fiel escudeiro de Victor Frankenstein, Henry). Detalhe sórdido... Kenneth Branagh (diretor de Mary Shelley) quase ficou com o papel de Mozart. But, Forman não queria Amadeus com sotaque british. Porém, os dois, Hulce e Branagh, trabalharam, justamente, em Frankenstein de Mary Shelley.

Na comemoração de 25 anos de lançamento do filme, a Warner, que comprou os seus direitos depois da quebra da Condor Estúdios, colocou no mercado um DVD duplo com cenas que foram deletadas originalmente. Nos extras, há depoimentos dos atores que participaram do filme.. e entre eles está....muito bem, Tom Hulce. Mas para meu assombro demorei para reconhecê-lo. Ele estava gordinho, envelhecido, com a barba branca e imensa ...parecia mais um husky siberiano. O que fez o reconhecer foi inconfundível olhos azuis e o narizinho de Marquês.

Quanto ao filme há várias curiosidades! Entre elas, a iluminação foi feita toda de velas! E olha que tinha uma equipe de bombeiros à disposição da produção e pronta para que der e vier. O filme foi gravado em Praga, na Tcheslováquia, ainda quando o país vivia sob cortina de fumaça do comunismo. Forman disse que a cidade foi escolhida por ter algumas partes que se podia utilizar a câmera em 360 graus e sem modificar nada. Afinal, a cidade apresentava partes que estavam intactas como há mais de 200 anos!! A cena que Hulce rege a ópera "Dom Giovani" foi fimada em um teatro que o próprio Mozart se apresentou.

Há também duas fofocas curiosas: Forman escolheu Abrahm porque o ator tinha muito da personalidade de Salieri: escuso, quieto e traiçoeiro (e olha que o diretor declarou nos extras do DVD especial!!) e outra que Hulce praticava piano o tempo todo durante as filmagens e algumas vezes tirou o sono do (pobre) Forman com seus ensaios. Por quê? O quarto do diretor ficava ao lado de Hulce.

Por essas e outras, é sempre bom ver e rever Amadeus...

E deixou com vocês o trailer do filme:
 
 


 

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