"Polícia para quem precisa. Polícia para quem precisa de polícia". Lembram dessa música do Titãs ( isso qdo eles possuiam letras mais politizadas)? Pois é, foi essa canção que venho em minha mente qdo no último domingo, no Bairro da Tijuca, numa operação absurdamente desastrada policiais mataram "sem querer" o pequeno João Roberto Amorim Soares de 3 anos. Ok, eu sei que não é um assunto agradável, mas não dava pra deixar de comentar. Qdo vi nos noticiários, toda a revolta do pai do menino, o taxista Paulo Soares, pensei: será que o Rio tem jeito?
A mãe, Alessandra Soares voltava de uma festa no último domingo, dia 06, com os dois filhos, João Roberto e o irmãozinho de 9 meses. Qdo um Stilo preto passou em alta velocidade do seu lado e atrás vinha um carro da polícia. Logo, ela conclui que seria uma perseguição e encostou o carro na calçada. Os PMs estacionaram logo atrás e começaram a atirar sem ao menos perceber se era ou não o carro que perseguiam (detalhe: o carro dela é um Palio Weekend grafite). Mesmo com o garoto ferido, ela jogou pela janela do carro, a sacolinha do bebê para mostrar que havia crianças no carro.
E os policiais no alto da sua infantilidade ainda gritavam: "Cadê o bandido? Cadê o bandido?" Ela então abriu a porta traseira do carro e estendeu no chão o corpo do filho.
"Eles metralharam o carro da minha mulher e não deram chance de defesa. Tinha criança dentro do carro. Quase que matam a família toda. Minha mulher está com o corpo cheio de estilhaços. Ela encostou o carro como todos nós faríamos para dar passagem. Eles não perseguiram bandidos, eles seguiram o carro da minha família, e metralharam um carro com uma mulher e duas crianças dentro." Essas foram as palavras do pai. (Fonte: Folha de São Paulo).
Assim que chegou no hospital Copa D"Or, em Copacabana , o menino apresentou morte cerebral.
Esses é uma daqueles episódios que vc se pergunta: De novo? Não foi outro dia que PMs queriam dar "um susto" em 3 jovens e os entregaram aos traficantes de uma favela rivial ?
E o Sérgio Cabral? O que está esperando para mandar pra rua o secretário de segurança, o sr. José Mariano Beltrame?
O triste nisso tudo, não é apenas perder a vida de forma banal...é perder a vida de forma banal e por um policial, ou melhor...por policiais. E o que estão esperando pra fazer um treinamento desses PMs digno de primeiro mundo, já que o Lula tanto quer entrar para o grupo G8?
Oras, antes de mostrar que a casa é bonita, é melhor arrumá-la, não é? O que adianta servir caviar com champanhe da safra mais rica, se o copo e os talheres estão sujos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário