quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cabelo é tudo de bom!!

Estava reparando...como cabelo faz diferença na nossa vida. E olha que é algo social e histórico. E isso vem lá da Antiguidade, como Sansão que perdeu sua força quando Dalila lhe rouba uma parte de sua cabeleira. Ou os egípcios que prezavam pela peruca como sinal de diferenciação social ou mesmo no século XVIII que se usava perucas, não só por status, mas como forma de esconder as amadeixas sujas por falta de água e os piolhos, algo constante na época (argh, aliás, já começou a coçar a cabeça só de falar!!).
O cabelo é uma constante tão forte na sociedade, que até teve escola de samba contando sobre a sua história, como Camisa Verde-Branco. Que chique!!! E olha que não gosto de samba e muito menos Carnaval.
A moda os dita durante séculos! Nos anos 20, surgiram o la garçon, que só as prostitutas o usavam (e olha que o corte é chiquérrimo e com duas pontinhas que ficam viradas, como um pega-rapaz). Nos anos 70, surgiu o estilão Farrah Fawcett, que foi uma das panteras. Cortado em camadas e modelado com uma escova que deixava as pontas para fora.
Nos 80, o cabelo devia ser vasto, grandão mesmo e com certo ar de desarrumado. Nos anos 90 começaram devagarzinho ditatura dos cabelos lisos. E apareceu a primeira onda de chapinhas. E vieram as escovas definitivas...progressivas...de chocolate, champanhe, chantilly...ufa! Haja, escova!!
Francamente, acredito que todo mundo deve seguir o que der na telha. Eu mesmo tive várias fases de cabelo. Curtinho, como da Winona Rider (ok, também a acho hipócrita e nojenta, mas digamos que cabelo dela é muito bonito), longo e médio. Tingi de cenoura, vermelho e atualmente de chocolate. Já escutei: "Para que tingir cabelo?" Oras, mas cabelo não é parte principal do corpo que você pode brincar? Claro que tem seus exageros, como aquelas garotas que simplesmente não combinam com cabelos louros. E com sobrancelhas grossas e escuras...Ah, faça-me o favor. E olha que a Madonna que lançou essa moda. Mas, a Madonna pode....
E adoro as que assumam a cabeleira vasta que só elas tem! Viram a Shakira? Aliás, a mulher canta horrores e tem atitude!
Aliás, pra mim, cabelo é atitude! Hoje adotei o estilo da Velma Kelly do filme "Chicago" revisitado. Estilão Channel, mas com toque de modernidade. E olha que me dispus da compra de um secador e uma chapinha (e logo eu...que disse nunca me render a chapinha...). Mas, não foi sempre deixa-lo liso não! Afinal, adoro o ondulado do meu cabelo e olha que demorou pra entendê-lo, viu? Também fui da turma das raivosas com os cabelos. Mas hoje, não! Fiz as pazes com ele e olha que minha autoestima melhorou bastante! E sim, vou continuar tingindo, brincando, alisando, encaracolando. E vou repetir (tô parecendo o Capitão Nascimento XD): Cabelo foi feito para brincar. Brinque com seu também!

Nenhum comentário: