quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Paciência digitalizada

Fiquei pensando, como a tecnologia é uma armadilha. Ela nos traz comodidade, segurança, conforto e vício. Eu mesmo me vejo que não viveria mais sem meu computador, meu celular, minha TV a cabo... Mas na verdade, a operadora desse último me tem dado cada dor de cabeça...
Sou assinante da TV A há um bom tempinho, mas vou aprender seriamente a baixar os meus seriados preferidos pela net e mandá-la para casa do chapéu. Explico o porquê.
A empresa faz o tipo que “fidelizar cliente é coisa de mané, o bom mesmo é angariar novos cliente”.
Lembro do seu Jorge (meu caríssimo pai) todo nervoso quando em meados de dezembro de 2006 tentava sintonizar seu canal predileto Deutsche Welle. Sim, vcs podem pensar que o velhinho é maluco, mas como fala fluentemente alemão, a figura o utiliza como fosse um passaporte para Deustchland. Vou sincera, não acreditei muito quando ele disse que na hora que entrava a transmissão em alemão (o canal é transmitido em inglês e espanhol), entrava uma interferência violenta de uma emissora que só tocava pagode. Pensei: “Ele me inventa cada uma... vai ver que sintonizou sem querer algum canal de música”. Mas, em uma tarde, ele estendeu o fone rangendo os dentes e disse: ”Oh, escuta isso! Você pensa que to brincando?”. Pro meu assombro, em vez de escutar em alto e bom som um Guten Dag (Bom dia em alemão), ouvi: “Marrom bombom, marrom bombom...nossa cor marrom”. Hahahaha, pois é não era que um pagode mesmo?
Ele me fez escrever uma carta para TVA, onde deu um ultimato: “Sr. Presidente da TVA, quero que seja sanada essa interferência dentro de 48 horas ou bloquearei o meu débito automático!!!”. Isso depois de inúmeras visitas rápidas dos técnicos (e depois de muita insistência para que eles aparecessem. Parecia que eles se sentiam a ‘última bolacha do pacote’). Tudo bem que até entendo que eles queriam ir embora rapidinho, o seu Jorge tb é técnico em eletrônica e palpitava ou mesmo ‘coordenava’ o conserto.
E a TVA se importou com a humilde cartinha? Nem confiança!!! E o velhinho foi lá e cumpriu o prometido: Adios débito automático da TVA .
Passou-se um tempo e com computador novo, que tal uma banda larga? Lá vou eu reconciliar a TVA e o seu Jorge... Mas, a lua de mel durou pouco. No dia 01 de maio, a conexão falhou, bem num dia que devo entregar um trabalho urgente... Ligo para Central Atendimento e espero por meia hora (ou mais) e descubro: fatura em aberto. Cacete!! Lá vou eu resolver isso.
Foram tantas idas e vindas com faturas em aberto, pagamentos feitos, mas não credenciados, jogo de responsabilidade entre a operadora e o banco, que me irritei e pedi para voltar ao bom e velho boleto bancário e logo em dias que a tecnologia nos faz de tudo para proporcionar comodidade, conforto e segurança...pois é...A revolta foi tão grande e tanto nervoso que passei até fiz uma comunidade no Orkut contra a dita cuja. E não é por causa disso que fui parar nas páginas da Folha de São Paulo? Aliás, eu e meu pai.
Depois dessa tempestade, venho abonança... mas como alegria de pobre dura pouco (aliás, corrigindo alegria de classe média em tempos de Lula dura pouco), a TVA nos aprontou outra.
Há uns 7 dias, o modem deu um piripaque e desfaleceu. Lá vou eu ligar para a minha querida Central de Atendimento. A voz eletrônica pede o meu código de assinante e com a mesma fria simpatia pede para selecionar: 1) para catar coquinho; 2) espere por atendimento e acompanhe o nosso delicioso jingle, que nem foi escrito por Charles Harper (antes fosse ao menos iria rolar de rir); 3) para ver se o nosso técnico está na esquina enquanto que a nossa mensalidade aumenta...
10 horas depois...A atendente pede para reiniciar o modem, tira o cabinho de lá, de cá...e nada.. lá vai diagnóstico: “É... a Sra. vai ter que agendar uma assistência técnica”. Tudo bem até aí, mas foram tantos desencontros, tantos bolos (e olha que os técnicos estão mais experts do que namorados que vc encontra na internet), que enchi e cortei o serviços. Aliás, a TV e banda larga. E a TV A nos garantiu que ia retornar e concluir o cancelamento. Vocês receberam essa ligação? Nem eu!!
Mandei uma carta redigida por mim e assinada pelo seu Jorge, com registro e aviso de recebimento, mas quanto vocês querem apostar que vou ter que ir de novo saudar os meus colegas no PROCON?
Pois é, eu queria até mudar o nome da TVA para TV C, c de carretel de linha... enrola que é uma beleza.

Agora assinei o Speedy, mesmo com as falhas que a Telefônica deu no mês passado, deixando toda a cidade sem sinal, ela contratou o Paulo Goulart e com aquele vozeirão disse: "A Telefônica pede desculpas. E irá ressarcir os dias sem conexão junto aos seus clientes". Caramba, aos menos tem hombriedade de bater no peito e falar: "Errei!". Gostei, viu?
Mesmo que também vou ter que contratar os serviços do Jorginho (o meu irmão mil e uma utilidades) para puxar um fio de telefone para meu quarto, mas colocar tomada ali e aqui, em troca de uma seção de manicure (e não é que o rapaz irá virar metrossexual?), vai valer a pena. Pq tecnologia é agilidade, não é paciência estourada,né? Grissom, prometo que o verei mais cedo esse ano... juro que dessa vez eu aprendo a baixar CSI, all right?

Nenhum comentário: