"Polícia para quem precisa. Polícia para quem precisa de polícia". Lembram dessa música do Titãs ( isso qdo eles possuiam letras mais politizadas)? Pois é, foi essa canção que venho em minha mente qdo no último domingo, no Bairro da Tijuca, numa operação absurdamente desastrada policiais mataram "sem querer" o pequeno João Roberto Amorim Soares de 3 anos. Ok, eu sei que não é um assunto agradável, mas não dava pra deixar de comentar. Qdo vi nos noticiários, toda a revolta do pai do menino, o taxista Paulo Soares, pensei: será que o Rio tem jeito?
A mãe, Alessandra Soares voltava de uma festa no último domingo, dia 06, com os dois filhos, João Roberto e o irmãozinho de 9 meses. Qdo um Stilo preto passou em alta velocidade do seu lado e atrás vinha um carro da polícia. Logo, ela conclui que seria uma perseguição e encostou o carro na calçada. Os PMs estacionaram logo atrás e começaram a atirar sem ao menos perceber se era ou não o carro que perseguiam (detalhe: o carro dela é um Palio Weekend grafite). Mesmo com o garoto ferido, ela jogou pela janela do carro, a sacolinha do bebê para mostrar que havia crianças no carro.
E os policiais no alto da sua infantilidade ainda gritavam: "Cadê o bandido? Cadê o bandido?" Ela então abriu a porta traseira do carro e estendeu no chão o corpo do filho.
"Eles metralharam o carro da minha mulher e não deram chance de defesa. Tinha criança dentro do carro. Quase que matam a família toda. Minha mulher está com o corpo cheio de estilhaços. Ela encostou o carro como todos nós faríamos para dar passagem. Eles não perseguiram bandidos, eles seguiram o carro da minha família, e metralharam um carro com uma mulher e duas crianças dentro." Essas foram as palavras do pai. (Fonte: Folha de São Paulo).
Assim que chegou no hospital Copa D"Or, em Copacabana , o menino apresentou morte cerebral.
Esses é uma daqueles episódios que vc se pergunta: De novo? Não foi outro dia que PMs queriam dar "um susto" em 3 jovens e os entregaram aos traficantes de uma favela rivial ?
E o Sérgio Cabral? O que está esperando para mandar pra rua o secretário de segurança, o sr. José Mariano Beltrame?
O triste nisso tudo, não é apenas perder a vida de forma banal...é perder a vida de forma banal e por um policial, ou melhor...por policiais. E o que estão esperando pra fazer um treinamento desses PMs digno de primeiro mundo, já que o Lula tanto quer entrar para o grupo G8?
Oras, antes de mostrar que a casa é bonita, é melhor arrumá-la, não é? O que adianta servir caviar com champanhe da safra mais rica, se o copo e os talheres estão sujos?
terça-feira, 8 de julho de 2008
E Rio de Janeiro não continua lindo
"Polícia para quem precisa. Polícia para quem precisa de polícia". Lembram dessa música do Titãs ( isso qdo eles possuiam letras mais politizadas)? Pois é, foi essa canção que venho em minha mente qdo no último domingo, no Bairro da Tijuca, numa operação absurdamente desastrada policiais mataram "sem querer" o pequeno João Roberto Amorim Soares de 3 anos. Ok, eu sei que não é um assunto agradável, mas não dava pra deixar de comentar. Qdo vi nos noticiários, toda a revolta do pai do menino, o taxista Paulo Soares, pensei: será que o Rio tem jeito?
A mãe, Alessandra Soares voltava de uma festa no último domingo, dia 06, com os dois filhos, João Roberto e o irmãozinho de 9 meses. Qdo um Stilo preto passou em alta velocidade do seu lado e atrás vinha um carro da polícia. Logo, ela conclui que seria uma perseguição e encostou o carro na calçada. Os PMs estacionaram logo atrás e começaram a atirar sem ao menos perceber se era ou não o carro que perseguiam (detalhe: o carro dela é um Palio Weekend grafite). Mesmo com o garoto ferido, ela jogou pela janela do carro, a sacolinha do bebê para mostrar que havia crianças no carro.
E os policiais no alto da sua infantilidade ainda gritavam: "Cadê o bandido? Cadê o bandido?" Ela então abriu a porta traseira do carro e estendeu no chão o corpo do filho.
"Eles metralharam o carro da minha mulher e não deram chance de defesa. Tinha criança dentro do carro. Quase que matam a família toda. Minha mulher está com o corpo cheio de estilhaços. Ela encostou o carro como todos nós faríamos para dar passagem. Eles não perseguiram bandidos, eles seguiram o carro da minha família, e metralharam um carro com uma mulher e duas crianças dentro." Essas foram as palavras do pai. (Fonte: Folha de São Paulo).
Assim que chegou no hospital Copa D"Or, em Copacabana , o menino apresentou morte cerebral.
Esses é uma daqueles episódios que vc se pergunta: De novo? Não foi outro dia que PMs queriam dar "um susto" em 3 jovens e os entregaram aos traficantes de uma favela rivial ?
E o Sérgio Cabral? O que está esperando para mandar pra rua o secretário de segurança, o sr. José Mariano Beltrame?
O triste nisso tudo, não é apenas perder a vida de forma banal...é perder a vida de forma banal e por um policial, ou melhor...por policiais. E o que estão esperando pra fazer um treinamento desses PMs digno de primeiro mundo, já que o Lula tanto quer entrar para o grupo G8?
Oras, antes de mostrar que a casa é bonita, é melhor arrumá-la, não é? O que adianta servir caviar com champanhe da safra mais rica, se o copo e os talheres estão sujos?
A mãe, Alessandra Soares voltava de uma festa no último domingo, dia 06, com os dois filhos, João Roberto e o irmãozinho de 9 meses. Qdo um Stilo preto passou em alta velocidade do seu lado e atrás vinha um carro da polícia. Logo, ela conclui que seria uma perseguição e encostou o carro na calçada. Os PMs estacionaram logo atrás e começaram a atirar sem ao menos perceber se era ou não o carro que perseguiam (detalhe: o carro dela é um Palio Weekend grafite). Mesmo com o garoto ferido, ela jogou pela janela do carro, a sacolinha do bebê para mostrar que havia crianças no carro.
E os policiais no alto da sua infantilidade ainda gritavam: "Cadê o bandido? Cadê o bandido?" Ela então abriu a porta traseira do carro e estendeu no chão o corpo do filho.
"Eles metralharam o carro da minha mulher e não deram chance de defesa. Tinha criança dentro do carro. Quase que matam a família toda. Minha mulher está com o corpo cheio de estilhaços. Ela encostou o carro como todos nós faríamos para dar passagem. Eles não perseguiram bandidos, eles seguiram o carro da minha família, e metralharam um carro com uma mulher e duas crianças dentro." Essas foram as palavras do pai. (Fonte: Folha de São Paulo).
Assim que chegou no hospital Copa D"Or, em Copacabana , o menino apresentou morte cerebral.
Esses é uma daqueles episódios que vc se pergunta: De novo? Não foi outro dia que PMs queriam dar "um susto" em 3 jovens e os entregaram aos traficantes de uma favela rivial ?
E o Sérgio Cabral? O que está esperando para mandar pra rua o secretário de segurança, o sr. José Mariano Beltrame?
O triste nisso tudo, não é apenas perder a vida de forma banal...é perder a vida de forma banal e por um policial, ou melhor...por policiais. E o que estão esperando pra fazer um treinamento desses PMs digno de primeiro mundo, já que o Lula tanto quer entrar para o grupo G8?
Oras, antes de mostrar que a casa é bonita, é melhor arrumá-la, não é? O que adianta servir caviar com champanhe da safra mais rica, se o copo e os talheres estão sujos?
sábado, 5 de julho de 2008
Mozart - O gênio eterno
A primeira vez que assisti "Amadeus" foi uma experiência e tanto. Lembro da primeira cena em que Salieri, envelhecido e esquecido em um asilo, tenta se matar. A cena é impressionante: o músico com pescoço sangrando é socorrido e o Concerto n. 25 de Wolfang Amadeus Mozart tocando em alto e bom som! Começa aí um daqueles filmes que mais impressionaram em minha vida.
Aprendi a escutar música clássica com meu irmão mais velho, o Mau (aquele que lembra o House). Fã incondicional de Bach, ele também mostrou-me outros compositores e na época elegi Beethoven como meu preferido. Ledo engano...mais tarde com Amadeus, foi Mozart o escolhido.
Quanto ao filme, Amadeus foi vencedor de 8 Oscar em 1984 e, desde então, transformou-se uma em referência quando se fala em biografia de músico (convenhamos, deixa "Minha Amada Imortal" no chinelo!).
O roteiro foi feito por Peter Shaffer e Milos Forman, baseado na peça do primeiro. A narrativa é sempre feita por Salieri, que conta sobre sua inveja diante do espetacular talento de Mozart e seus planos sórdidos para prejudicá-lo.
Os atores principais F. Murray Abrahm (Antonio Salieri) e Tom Hulce (Mozart) foram escolhidos por Forman justamente por serem desconhecidos pelo grande público e assim ficaria mais fácil identificá-los com os personagens. E olha que foi um bocado de gente conhecida que disputou pelos papéis de Mozart e Salieri...Digo de uma galera do calibre de Mike Jagger e Dustin Hoffman pra cima, acredita?
Pois é... o filme foi um frissón na época, tanto que a vendagem de discos ( ah, sim.. estranhou com disco? Também,né? Era 1984. E o filme só chegou aqui no Brasil em 1985 com direito à estadia de Tom Hulce no Maksoud, aqui em São Paulo...e eu perdi essa!!) do compositor ficou num patamar bem elevado.
Aliás, tá aí um homem que despertou a minha primeira paixonite... Tom Hulce....Hahahaha, pois é... eu ficava vidrada com aqueles olhos grandes e azuis (e ah, percebeu que ele é um pouquinho estrábico?), aquele narizinho de Marquês de Viena e aquele jeito moleque só ele tem.
É verdade que ele não fez aqueeeeeeeeeeele sucesso depois do filme (tanto que até hoje o associam ao Mozart) e fez alguns filminhos como "Sem Medo" (ele faz um advogado picareta), "Dominick e Eugene" (que faz um irmão de Ray Liotta com problemas mentais) e "Frankenstein de Mary Shelley" (o fiel escudeiro de Victor Frankenstein, Henry). Detalhe sórdido... Kenneth Branagh (diretor de Mary Shelley) quase ficou com o papel de Mozart. But, Forman não queria Amadeus com sotaque british. Porém, os dois, Hulce e Branagh, trabalharam, justamente, em Frankenstein de Mary Shelley.
Na comemoração de 25 anos de lançamento do filme, a Warner, que comprou os seus direitos depois da quebra da Condor Estúdios, colocou no mercado um DVD duplo com cenas que foram deletadas originalmente. Nos extras, há depoimentos dos atores que participaram do filme.. e entre eles está....muito bem, Tom Hulce. Mas para meu assombro demorei para reconhecê-lo. Ele estava gordinho, envelhecido, com a barba branca e imensa ...parecia mais um husky siberiano. O que fez o reconhecer foi inconfundível olhos azuis e o narizinho de Marquês.
Quanto ao filme há várias curiosidades! Entre elas, a iluminação foi feita toda de velas! E olha que tinha uma equipe de bombeiros à disposição da produção e pronta para que der e vier. O filme foi gravado em Praga, na Tcheslováquia, ainda quando o país vivia sob cortina de fumaça do comunismo. Forman disse que a cidade foi escolhida por ter algumas partes que se podia utilizar a câmera em 360 graus e sem modificar nada. Afinal, a cidade apresentava partes que estavam intactas como há mais de 200 anos!! A cena que Hulce rege a ópera "Dom Giovani" foi fimada em um teatro que o próprio Mozart se apresentou.
Há também duas fofocas curiosas: Forman escolheu Abrahm porque o ator tinha muito da personalidade de Salieri: escuso, quieto e traiçoeiro (e olha que o diretor declarou nos extras do DVD especial!!) e outra que Hulce praticava piano o tempo todo durante as filmagens e algumas vezes tirou o sono do (pobre) Forman com seus ensaios. Por quê? O quarto do diretor ficava ao lado de Hulce.
Por essas e outras, é sempre bom ver e rever Amadeus...
E deixou com vocês o trailer do filme:
Mozart - O gênio eterno
A primeira vez que assisti "Amadeus" foi uma experiência e tanto. Lembro da primeira cena em que Salieri, envelhecido e esquecido em um asilo, tenta se matar. A cena é impressionante: o músico com pescoço sangrando é socorrido e o Concerto n. 25 de Wolfang Amadeus Mozart tocando em alto e bom som! Começa aí um daqueles filmes que mais impressionaram em minha vida.
Aprendi a escutar música clássica com meu irmão mais velho, o Mau (aquele que lembra o House). Fã incondicional de Bach, ele também mostrou-me outros compositores e na época elegi Beethoven como meu preferido. Ledo engano...mais tarde com Amadeus, foi Mozart o escolhido.
Quanto ao filme, Amadeus foi vencedor de 8 Oscar em 1984 e, desde então, transformou-se uma em referência quando se fala em biografia de músico (convenhamos, deixa "Minha Amada Imortal" no chinelo!).
O roteiro foi feito por Peter Shaffer e Milos Forman, baseado na peça do primeiro. A narrativa é sempre feita por Salieri, que conta sobre sua inveja diante do espetacular talento de Mozart e seus planos sórdidos para prejudicá-lo.
Os atores principais F. Murray Abrahm (Antonio Salieri) e Tom Hulce (Mozart) foram escolhidos por Forman justamente por serem desconhecidos pelo grande público e assim ficaria mais fácil identificá-los com os personagens. E olha que foi um bocado de gente conhecida que disputou pelos papéis de Mozart e Salieri...Digo de uma galera do calibre de Mike Jagger e Dustin Hoffman pra cima, acredita?
Pois é... o filme foi um frissón na época, tanto que a vendagem de discos ( ah, sim.. estranhou com disco? Também,né? Era 1984. E o filme só chegou aqui no Brasil em 1985 com direito à estadia de Tom Hulce no Maksoud, aqui em São Paulo...e eu perdi essa!!) do compositor ficou num patamar bem elevado.
Aliás, tá aí um homem que despertou a minha primeira paixonite... Tom Hulce....Hahahaha, pois é... eu ficava vidrada com aqueles olhos grandes e azuis (e ah, percebeu que ele é um pouquinho estrábico?), aquele narizinho de Marquês de Viena e aquele jeito moleque só ele tem.
É verdade que ele não fez aqueeeeeeeeeeele sucesso depois do filme (tanto que até hoje o associam ao Mozart) e fez alguns filminhos como "Sem Medo" (ele faz um advogado picareta), "Dominick e Eugene" (que faz um irmão de Ray Liotta com problemas mentais) e "Frankenstein de Mary Shelley" (o fiel escudeiro de Victor Frankenstein, Henry). Detalhe sórdido... Kenneth Branagh (diretor de Mary Shelley) quase ficou com o papel de Mozart. But, Forman não queria Amadeus com sotaque british. Porém, os dois, Hulce e Branagh, trabalharam, justamente, em Frankenstein de Mary Shelley.
Na comemoração de 25 anos de lançamento do filme, a Warner, que comprou os seus direitos depois da quebra da Condor Estúdios, colocou no mercado um DVD duplo com cenas que foram deletadas originalmente. Nos extras, há depoimentos dos atores que participaram do filme.. e entre eles está....muito bem, Tom Hulce. Mas para meu assombro demorei para reconhecê-lo. Ele estava gordinho, envelhecido, com a barba branca e imensa ...parecia mais um husky siberiano. O que fez o reconhecer foi inconfundível olhos azuis e o narizinho de Marquês.
Quanto ao filme há várias curiosidades! Entre elas, a iluminação foi feita toda de velas! E olha que tinha uma equipe de bombeiros à disposição da produção e pronta para que der e vier. O filme foi gravado em Praga, na Tcheslováquia, ainda quando o país vivia sob cortina de fumaça do comunismo. Forman disse que a cidade foi escolhida por ter algumas partes que se podia utilizar a câmera em 360 graus e sem modificar nada. Afinal, a cidade apresentava partes que estavam intactas como há mais de 200 anos!! A cena que Hulce rege a ópera "Dom Giovani" foi fimada em um teatro que o próprio Mozart se apresentou.
Há também duas fofocas curiosas: Forman escolheu Abrahm porque o ator tinha muito da personalidade de Salieri: escuso, quieto e traiçoeiro (e olha que o diretor declarou nos extras do DVD especial!!) e outra que Hulce praticava piano o tempo todo durante as filmagens e algumas vezes tirou o sono do (pobre) Forman com seus ensaios. Por quê? O quarto do diretor ficava ao lado de Hulce.
Por essas e outras, é sempre bom ver e rever Amadeus...
E deixou com vocês o trailer do filme:
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Com as unhas afiadas
Olhe bem pra essa foto...Não, não ...não é um pequeno tigre, não! E nem um daqueles gatos que os cientistas chineses manipularam um gene do bichano que sintetiza uma proteína fluorescente...Essa é uma nova raça: a Bengal, fruto do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem da Ásia.
Os bengals, apesar de sua herança selvagem, são inteligentes, amáveis, divertidos, curiosos e ainda adoram brincadeiras. Eles se relacionam bem com crianças e adultos.
O bichano dessa raça possui um corpo longilíneo e musculoso.
Ele é um tigre em tamanho miniatura. Na forma mitológica seria como A Deusa entrasse em laboratório e cruzasse genes da Bast (A nossa querida Deusa gata que já comentei aqui) e Sekhmet ( A Deusa Leoa que ainda vou comentar e sem falta...).
Já aconteceram alguns eventos aqui em São Paulo que reuniu adoradores, donos e ou apenas curiosos sobre essa raça. Portanto, caso você cruze por aí com alguém com aparente pequeno "leopardo" no colo, pense duas vezes antes de perguntar se a pessoa sabe se o bichano é um filhote de animal selvagem ... você pode dar uma gafe....vai ver que é bengal,né?
Com as unhas afiadas
Olhe bem pra essa foto...Não, não ...não é um pequeno tigre, não! E nem um daqueles gatos que os cientistas chineses manipularam um gene do bichano que sintetiza uma proteína fluorescente...Essa é uma nova raça: a Bengal, fruto do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem da Ásia.
Os bengals, apesar de sua herança selvagem, são inteligentes, amáveis, divertidos, curiosos e ainda adoram brincadeiras. Eles se relacionam bem com crianças e adultos.
O bichano dessa raça possui um corpo longilíneo e musculoso.
Ele é um tigre em tamanho miniatura. Na forma mitológica seria como A Deusa entrasse em laboratório e cruzasse genes da Bast (A nossa querida Deusa gata que já comentei aqui) e Sekhmet ( A Deusa Leoa que ainda vou comentar e sem falta...).
Já aconteceram alguns eventos aqui em São Paulo que reuniu adoradores, donos e ou apenas curiosos sobre essa raça. Portanto, caso você cruze por aí com alguém com aparente pequeno "leopardo" no colo, pense duas vezes antes de perguntar se a pessoa sabe se o bichano é um filhote de animal selvagem ... você pode dar uma gafe....vai ver que é bengal,né?
sábado, 28 de junho de 2008
Que tipo de música é essa? Parte 2
"Vou passar cerol na mão
Assim, Assim
Vou cortar você na mão
Vou sim, Vou sim
(...)
Então martela, martela, o martelão"
Fico pensando...o que diria o Papa do soul e funk, James Brown, se ouvisse essa "singela" canção do Bonde do Tigrão....Pois é, mas antes de se tornar o ganha pão do Bonde do Tigrão, como ajudar a financiar as cirurgias estéticas de Tati Quebra Barraco , o funk teve uma história digna e começou lá pela década de 20 nos Estados Unidos.
Para os músicos negros americanos, o funk era uma música com um ritmo mais suave, lento, solto, mas principalmente dançante. Por ter uma certa conotação sexual, a palavra funk foi considerada indecente. No fim dos anos 50 e início dos 60, o ritmo entra mais no contexto soul music.
Tanto que a soul music tem raízes nos spirituals (as músicas de igreja dos negros americanos, também chamadas de gospel). Mas quem foi que o popularizou? Provavelmente o pianista norte-americano Horace Silver que fundiu o jazz à soul music. Mas quem definitivamente o tornou dançante e com swing foi justamente James Brown!!
Nascido em 3 de maio de 1933, Brown foi abandonado pelos pais aos 4 (!!) anos de idade. Cresceu nas ruas da Geórgia (Atlanta, EUA), onde cantava e dançava para pagar o aluguel de um quarto em um bordel.
Teve inúmeros problemas com a polícia (porte de drogas, agressão física à mulher e por aí vai..), mas o que o tornou tão querido foi a sua presença marcante nos palcos com suas delirantes perfomaces.
Reza a lenda que durante as apresentações ele tinha todo um ritual. Primeiro sua banda tocava por uns 15 minutos e sempre o anunciava, mas ele...não entrava... Mais 15 minutos e nada...qdo a platéia estava completamente impaciente...ele entrava e o resto da história vc já sabe.
Outro gesto que era só dele, é qdo terminava o show ajoelhado e um dos músicos da banda jogava um manto sobre os seus ombros, nada mais apropriado para uma majestade.
Quem não adora "Papa´s got a brand new bag", "I feel good" ou "Get up (I feel like a being a sex machine)?
Brown faleceu aos 73 anos, ironicamente em um 25 de dezembro de 2006, vítima de uma pneumonia severa.
Mas quem um dia foi rei será eternamente majestade.....
Deixo com vcs...James Brown!
Assim, Assim
Vou cortar você na mão
Vou sim, Vou sim
(...)
Então martela, martela, o martelão"
Fico pensando...o que diria o Papa do soul e funk, James Brown, se ouvisse essa "singela" canção do Bonde do Tigrão....Pois é, mas antes de se tornar o ganha pão do Bonde do Tigrão, como ajudar a financiar as cirurgias estéticas de Tati Quebra Barraco , o funk teve uma história digna e começou lá pela década de 20 nos Estados Unidos.
Para os músicos negros americanos, o funk era uma música com um ritmo mais suave, lento, solto, mas principalmente dançante. Por ter uma certa conotação sexual, a palavra funk foi considerada indecente. No fim dos anos 50 e início dos 60, o ritmo entra mais no contexto soul music.
Tanto que a soul music tem raízes nos spirituals (as músicas de igreja dos negros americanos, também chamadas de gospel). Mas quem foi que o popularizou? Provavelmente o pianista norte-americano Horace Silver que fundiu o jazz à soul music. Mas quem definitivamente o tornou dançante e com swing foi justamente James Brown!!
Nascido em 3 de maio de 1933, Brown foi abandonado pelos pais aos 4 (!!) anos de idade. Cresceu nas ruas da Geórgia (Atlanta, EUA), onde cantava e dançava para pagar o aluguel de um quarto em um bordel.
Teve inúmeros problemas com a polícia (porte de drogas, agressão física à mulher e por aí vai..), mas o que o tornou tão querido foi a sua presença marcante nos palcos com suas delirantes perfomaces.
Reza a lenda que durante as apresentações ele tinha todo um ritual. Primeiro sua banda tocava por uns 15 minutos e sempre o anunciava, mas ele...não entrava... Mais 15 minutos e nada...qdo a platéia estava completamente impaciente...ele entrava e o resto da história vc já sabe.
Outro gesto que era só dele, é qdo terminava o show ajoelhado e um dos músicos da banda jogava um manto sobre os seus ombros, nada mais apropriado para uma majestade.
Quem não adora "Papa´s got a brand new bag", "I feel good" ou "Get up (I feel like a being a sex machine)?
Brown faleceu aos 73 anos, ironicamente em um 25 de dezembro de 2006, vítima de uma pneumonia severa.
Mas quem um dia foi rei será eternamente majestade.....
Deixo com vcs...James Brown!
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