Fala a verdade, você já se imaginou ou ao menos gostaria de saber como que é a sensação de um gato olhar um aquário cheio de peixes. Mas, se houvesse a possibilidade de poder experimentar esses peixes e sem culpa? O restaurante Porque Sim consegue ajudá-lo nessa façanha.
Localizado no coração do bairro da Liberdade, em São Paulo, o Porque Sim surpreende a cada instante. Do lado de fora, parece um restaurante oriental como outro qualquer. Mas depois que você passa por aquelas cortininhas, os atendentes te recebem com o famoso cumprimento Irasshaimase (Seja bem-vindo em japonês). A decoração é um espetáculo a part. Superdescontraída, a casa tem as paredes “recheada” de peixes azuis ornamentais. Não, eles não estão vivos XD, são de madeira… Próximo à porta, você encontra um mural como os 7 Deuses da Boa Sorte e até uma estátua linda da Deusa da Compaixão, Kuan yin. Sem contar que você pode conferir a programação japonesa exibida em duas TVs enquanto saboreia sua refeição. O restaurante recebe um público bem variado, mas o forte são os orientais. O atendimento é Ok! E só… Ele poderia ser mais simpático e atencioso? Sem dúvida e aí que o restaurante peca um pouquinho.
Agora vamos à parte mais bacana: a comida. A primeira vez que peguei o cardápio fiquei perdida com o que escolher. Ele é bem variado, mas segue o tradicional, com bentôs, combinados, teishokus e tudo mais. O bacana aqui é a forma que são nomeados os pratos: “Porque Sim”, “Porque Não”, “Acho que sim”, “Aho que não” e por aí vai. A apresentação é irreverente, mas sem perder o respeito pelo tradição e é essa a ‘sacada’ da casa. Desta vez pedi o “Acho que sim”, que vem ebi fry (camarões empanados fritos), gohan, missoshiro, sunomono (saladinha de pepino japonês), 9 fatias de sashimi (atum, salmão e buri). Os camarões eram tão crocantes que só de lembrar deles enquanto escrevo essa postagem, me abre o apetite. E o sashimi então… hum… no ponto certinho. Muito diferente de um que comi em uma das filiais de uma rede de comida japonesa que você encontra em vários shoppings. Lembro-me que estava mais para geladinho de peixe do que sashimi…
Mas voltando ao Porque Sim, o preço foi justo. Para você ter uma ideia, foram dois pratos, uma entrada, um refrigerante e uma cerveja e tudo isso saiu por R$ 120,00. Se você for na mesma filial que mencionei acima, duvido que como todos esses pratos, acompanhamentos e bebidas não sairia pela dobro do preço… sem brincadeira. E mais uma surpresa: se você é otaku (ou otome) pode comprar os seus mangás enquanto paga sua conta… não é o máximo? Isso porque perto do caixa tem uma prateleira só de mangás! XD
Ah, lembrando: se você gosta de cantar a casa oferece karaokê bem ao estilo japonês (lembra até os da Maid-sama, Lucky Star e por aí vai…), com salas individuais, sofás e um leque bem grande de músicas japonesas (é claro!). Mas é preciso reservar antes.
No inverno, a pedida da casa é Lámen. E olha que ele também famoso por isso.
Dica: Chegue cedo! Depois do meio-dia e meia começa a formar uma respeitável fila na porta.
Vou me despedindo e Itadakimasu! Arigato goizamasu (muito obrigada!) e…
Bai bai XD
Serviço:
Porque Sim - Rua Tomaz Gonzaga, 75 – Liberdade – São Paulo - Tel.: (11) 3277-1557
Horários: de 2a a 6a – Almoço: das 11:30 às 15:00 hs / Jantar: das 18:00 às 23:00 hs
Aos sábados – Almoço: das 11:30 às 16:00 hs / Jantar: das 18:00 às 23:00 hs
Aos Domingos e feriados – Almoço: das 11:30 às 16:00 hs / Jantar: das 18:00 às 22:00 hs
Atenção: Às quartas-feiras, o restaurante não abre!