domingo, 25 de setembro de 2011

Kira x Zero ou Lelouch x Light?


Mil perdões pelo sumiço, mas minha vida tem andando tão atribulada, muitas mudanças e correria que o blog ficou meio jogado do lado. Ora por falta de tempo, ora por pura preguiça. Mas aqui estamos de novo. E para não deixar o costume, dessa vez o assunto é sobre mangás e animes.


É que terminei de acompanhar a saga do mangá Code Geass e fui reparando semelhanças com Death Note.

“Perai, Juliana, o que tem um a ver com outro?” Tem! E tem muito mais do que você pode imaginar...

Mas antes de começar a apontar as semelhanças, vou dar uma sinopse para o pessoal que ainda não os conhece (será que existem?).

Sinopses:

Code Geass: Lelouch of the Rebellion

Em agosto de 2010, em uma guerra sem precedentes que envolveram armamentos altamente tecnológicos, os Knightmare Frames, o Sagrado Império da Britannia arrasa o Japão. Com isso, o país e os cidadãos perdem sua autonomia, liberdade e direitos. O Japão passa a ser designado como Área 11.

Enquanto isso, Lelouch Lamperouge vive um drama pessoal. Em meio ao ataque terrorista, ele perde sua mãe e sua irmã, Nunnally se privada da visão e a capacidade de se locomover. Sete anos mais tarde, vivendo às sombras em um colégio no Japão, devido ao fato que os irmãos são filhos do Imperador da Britannia, Carlos , Lelouch recebe de uma estranha garota de cabelos verdes, C.C., o poder de comandar tudo e todos, Geass. Começa aí, a saga de Lelouch, vingar-se contra seu pai e contra a Britannia, além de tornar um mundo melhor para que sua irmã Nunnally.

Death Note

Light Yagami é um aluno exemplar: inteligente, perspicaz e faz muito sucesso com as garotas. Até que... encontra um caderno sobrenatural, Death Note, que aquele que tiver seu nome escrito, morre. A partir daí, Light começa a exterminar todos os criminosos no Japão. Até que desperta a atenção da polícia japonesa. Para piorar, Light é filho do chefe da investigação do caso Kira, Soichiro Yagami

A comparação:

Para começar, temos aqui dois anti-heróis: Lelouch e Light.

Quando Lelouch recebe de C.C. o poder do Geass, começa a dar andamento em um plano para vingar-se de seu pai. Primeiro, ele mata seu irmão, Clóvis e assume a personalidade de Zero. Um líder que surge como um sopro de esperança para os elevens (é a forma que os cidadãos japoneses são chamados sobre a influência da Britannia) e. sobretudo, é O cara que irá fundar A Ordem dos Cavaleiros Negros. Que nada é mais que um exército de rebeldes que pretendem libertar o Japão da domínio britânico. No começo, Lelouch “pisa devagar”, achando que o chão é como areia movediça. Mas, no decorrer da história, Lelouch vai ganhando mais e mais confiança com o Geass. Muitas vezes, ele trai os melhores amigos, manipula e até mata pessoas amadas. Mas o bacana de Lelouch é que...no fundo, ele é tremendamente idealista e um grande sentimental. O interessante dessa figura, que ele tem lapsos de mea culpa, arrependimento e até (pasmem!) peso na consciência. Rápido no raciocínio, nas palavras, é um tremendo estrategista.

Light Yagami também é rápido no raciocínio, idealista, e estrategista excelente. Mas temos aí, um dos caras mais “sangue-frio” e complexos que surgiu no imaginário japonês. A princípio, ele realmente só estava focado em matar os maiores criminosos do Japão através do Death Note. Mas, no decorrer da história, ele manipula, mente, mata e chega a ter raios de uma personalidade psicopata e torna-se até megalomaníaco, a ponto de autodenominar-se “o Deus do Novo Mundo”. Mas, cara, como ele é sensacional! Tem momentos que (seja no mangá ou anime) você se pergunta: “Ah! Como será que ele vai se sair dessa??”. E não é o filho da mãe consegue sair de fino, à francesa e ainda por cima? Pois é, esse é o Light Yagami.

Ah, sim e o mais importante... Light também assume uma persona: Kira. Kira é uma corruptela de “Assassino”. Porém, com a eficiente cobertura jornalística, a população japonesa o eleva a status de pop star, ou melhor, ainda o grande salvador. Algo meio como Jesus Cristo, saca? É sério! Até na rede, Kira vira algo como um Messias.

Além desses pontos em comum, os dois são verdadeiros gatos, né, meninas? Olha (ou melhor, leia) o físico de cada um:

Lelouch é alto, magro, com porte elegante, olhos violeta e de cabelos negros. Light chega a ser ruivo (japonês ruivo? É... em mangá e anime pode, tá!?), alto, porte atlético, super impecável na roupa e ele passa a sensação que é um cara bem-cheiroso e "classudo".

Os oponentes:

O imaginário japonês adora colocar frente a frente, amigos que se tornam rivais, mas que ainda se admiram e se amam. Também podem ser irmãos, primos, pai e filho e por aí vai. E tanto em Geass e Note, não é diferente.
Em Code Geass, Lelouch tem um oponente aplicado - Suzaku Kururugi. No começo, a relação entre os dois vai muito bem, obrigada. Porém, quando Lelouch assume-se como Zero e convida Suzaku para ajudá-lo, o rapaz vira um inimigo ferrenho, por acredita que os métodos de Zero são extremamente violentos... É, estranho sair esses dizeres da boca de alguém que matou o próprio pai... Suzaku é meigo, mais dúbio e cheio de dúvidas. Vive em uma eterna crise existencial, mas no fundo é um cara romântico (o que o diga, Euphemia...).


Mas, em Death Note, os oponentes chegam à categoria máxima! Pois é, já pensou se o Light Yagami ia ter um oponente "sussa" como Suzaku? Pois é... e se ele tivesse, muito provavelmente, o final de Death Note seria bem diferente... O contraponto do Light é o maravilhoso L. Detetive de primeira categoria, misterioso, nunca mostra o rosto e ninguém o conhece. Ele só “aparece” quando torna-se uma das peças principais do caso de Kira. Lembrando que, para que o Death Note funcione de forma impecável, a pessoa que usá-lo deve saber o nome e o rosto da vítima. L, sabendo disso, usa métodos nada ortodoxos para descobrir e capturar Kira.
L é oposto de Suzaku. Magro, com cabelos degringolados (mas muito cool), com profundas olheiras, mas com um olhar (e que olhar...) penetrante. A sua alimentação é a base de café, chá e muito, muito doce. E o seu jeito de sentar, bem, só ele consegue aquilo.
Inteligentíssimo, ele é um oponente fortíssimo, e se bobear, você acaba torcendo mais para ele do que Light. Afinal, ele é O cara (deu para perceber que eu o adoro, né? )
Voltando ao Suzaku, fique de olho nele nos últimos três (ou seria quatro?) episódios do anime. O final de um desses episódios é triunfal... Impossível não soltar um bom e alto PQP! Ou fazer Uhu!!!

As garotas:

Em Code Geass temos várias:

• C.C. (sensacional) – a misteriosa garota de cabelos verdes que dá o poder do Geass a Lelouch. E muitos a chamam de bruxa imortal (leia o mangá e o anime que você irá entender). De longe, é a personagem feminina mais interessante da história;
• Kallen é uma das personagens mais idealista que já vi;
• Nunnally, a irmã de Lelouch, é a que dá realmente as cartas no final da série. Fique ligado(a);
• Euphemia é o grande amor de Suzaku. Ficou conhecida por ser responsável por um dos incidentes mais sangrentos da história japonesa-britânica, injustamente;
• Cornelia, irmã de Euphemia, tremenda mulher, forte, combatente, e uma das mais surpreendentes.

Em Death Note temos uma das personagens mais fofas no meio de um verdadeiro caos, a Misa Amane. Apesar da voz irritante que deram para ela no anime, vale a pena vê-la em ação. Apesar, que às vezes, o amor que ela sente por Light é tão grande que a faz tomar atitudes desesperadas. No fundo, não tem como sentir compaixão.

Mangás e animes:

As duas histórias são apresentadas tanto em anime como mangá.

Code Geass – prefira ( infinitamente) o anime. Principalmente pelas lutas entres os robôs (sim, é mecha!! ^^), e reviravoltas com mais ação e mais intriga. O mangá também é muito bacana, mas deixa a desejar porque corta detalhes que no anime faz toda a diferença.

Death Note – Aqui você pode acompanhar tanto no mangá e anime. Os dois têm o mesmo esquema. Recomendo assistir primeiro o anime e depois ir para o mangá. Há detalhes no mangá, que você se pega falando alto: “O que???”.

E para facilitar sua vida, seguem os links para assistir online os episódios dessas duas histórias:


Em mangá:

Death Note – Editora JBC – Preço estimado – R$ 10,90 – 12 volumes (ah, se tiver uma grana extra compre também o 13º - How to read. Você não irá se arrepender).
Code Geass – Editora JBC – Preço estimado – R$ 10,90.

Boa diversão e tire suas próprias conclusões!

Kira x Zero ou Lelouch x Light?


Mil perdões pelo sumiço, mas minha vida tem andando tão atribulada, muitas mudanças e correria que o blog ficou meio jogado do lado. Ora por falta de tempo, ora por pura preguiça. Mas aqui estamos de novo. E para não deixar o costume, dessa vez o assunto é sobre mangás e animes.


É que terminei de acompanhar a saga do mangá Code Geass e fui reparando semelhanças com Death Note.

“Perai, Juliana, o que tem um a ver com outro?” Tem! E tem muito mais do que você pode imaginar...

Mas antes de começar a apontar as semelhanças, vou dar uma sinopse para o pessoal que ainda não os conhece (será que existem?).

Sinopses:

Code Geass: Lelouch of the Rebellion

Em agosto de 2010, em uma guerra sem precedentes que envolveram armamentos altamente tecnológicos, os Knightmare Frames, o Sagrado Império da Britannia arrasa o Japão. Com isso, o país e os cidadãos perdem sua autonomia, liberdade e direitos. O Japão passa a ser designado como Área 11.

Enquanto isso, Lelouch Lamperouge vive um drama pessoal. Em meio ao ataque terrorista, ele perde sua mãe e sua irmã, Nunnally se privada da visão e a capacidade de se locomover. Sete anos mais tarde, vivendo às sombras em um colégio no Japão, devido ao fato que os irmãos são filhos do Imperador da Britannia, Carlos , Lelouch recebe de uma estranha garota de cabelos verdes, C.C., o poder de comandar tudo e todos, Geass. Começa aí, a saga de Lelouch, vingar-se contra seu pai e contra a Britannia, além de tornar um mundo melhor para que sua irmã Nunnally.

Death Note

Light Yagami é um aluno exemplar: inteligente, perspicaz e faz muito sucesso com as garotas. Até que... encontra um caderno sobrenatural, Death Note, que aquele que tiver seu nome escrito, morre. A partir daí, Light começa a exterminar todos os criminosos no Japão. Até que desperta a atenção da polícia japonesa. Para piorar, Light é filho do chefe da investigação do caso Kira, Soichiro Yagami

A comparação:

Para começar, temos aqui dois anti-heróis: Lelouch e Light.

Quando Lelouch recebe de C.C. o poder do Geass, começa a dar andamento em um plano para vingar-se de seu pai. Primeiro, ele mata seu irmão, Clóvis e assume a personalidade de Zero. Um líder que surge como um sopro de esperança para os elevens (é a forma que os cidadãos japoneses são chamados sobre a influência da Britannia) e. sobretudo, é O cara que irá fundar A Ordem dos Cavaleiros Negros. Que nada é mais que um exército de rebeldes que pretendem libertar o Japão da domínio britânico. No começo, Lelouch “pisa devagar”, achando que o chão é como areia movediça. Mas, no decorrer da história, Lelouch vai ganhando mais e mais confiança com o Geass. Muitas vezes, ele trai os melhores amigos, manipula e até mata pessoas amadas. Mas o bacana de Lelouch é que...no fundo, ele é tremendamente idealista e um grande sentimental. O interessante dessa figura, que ele tem lapsos de mea culpa, arrependimento e até (pasmem!) peso na consciência. Rápido no raciocínio, nas palavras, é um tremendo estrategista.

Light Yagami também é rápido no raciocínio, idealista, e estrategista excelente. Mas temos aí, um dos caras mais “sangue-frio” e complexos que surgiu no imaginário japonês. A princípio, ele realmente só estava focado em matar os maiores criminosos do Japão através do Death Note. Mas, no decorrer da história, ele manipula, mente, mata e chega a ter raios de uma personalidade psicopata e torna-se até megalomaníaco, a ponto de autodenominar-se “o Deus do Novo Mundo”. Mas, cara, como ele é sensacional! Tem momentos que (seja no mangá ou anime) você se pergunta: “Ah! Como será que ele vai se sair dessa??”. E não é o filho da mãe consegue sair de fino, à francesa e ainda por cima? Pois é, esse é o Light Yagami.

Ah, sim e o mais importante... Light também assume uma persona: Kira. Kira é uma corruptela de “Assassino”. Porém, com a eficiente cobertura jornalística, a população japonesa o eleva a status de pop star, ou melhor, ainda o grande salvador. Algo meio como Jesus Cristo, saca? É sério! Até na rede, Kira vira algo como um Messias.

Além desses pontos em comum, os dois são verdadeiros gatos, né, meninas? Olha (ou melhor, leia) o físico de cada um:

Lelouch é alto, magro, com porte elegante, olhos violeta e de cabelos negros. Light chega a ser ruivo (japonês ruivo? É... em mangá e anime pode, tá!?), alto, porte atlético, super impecável na roupa e ele passa a sensação que é um cara bem-cheiroso e "classudo".

Os oponentes:

O imaginário japonês adora colocar frente a frente, amigos que se tornam rivais, mas que ainda se admiram e se amam. Também podem ser irmãos, primos, pai e filho e por aí vai. E tanto em Geass e Note, não é diferente.
Em Code Geass, Lelouch tem um oponente aplicado - Suzaku Kururugi. No começo, a relação entre os dois vai muito bem, obrigada. Porém, quando Lelouch assume-se como Zero e convida Suzaku para ajudá-lo, o rapaz vira um inimigo ferrenho, por acredita que os métodos de Zero são extremamente violentos... É, estranho sair esses dizeres da boca de alguém que matou o próprio pai... Suzaku é meigo, mais dúbio e cheio de dúvidas. Vive em uma eterna crise existencial, mas no fundo é um cara romântico (o que o diga, Euphemia...).


Mas, em Death Note, os oponentes chegam à categoria máxima! Pois é, já pensou se o Light Yagami ia ter um oponente "sussa" como Suzaku? Pois é... e se ele tivesse, muito provavelmente, o final de Death Note seria bem diferente... O contraponto do Light é o maravilhoso L. Detetive de primeira categoria, misterioso, nunca mostra o rosto e ninguém o conhece. Ele só “aparece” quando torna-se uma das peças principais do caso de Kira. Lembrando que, para que o Death Note funcione de forma impecável, a pessoa que usá-lo deve saber o nome e o rosto da vítima. L, sabendo disso, usa métodos nada ortodoxos para descobrir e capturar Kira.
L é oposto de Suzaku. Magro, com cabelos degringolados (mas muito cool), com profundas olheiras, mas com um olhar (e que olhar...) penetrante. A sua alimentação é a base de café, chá e muito, muito doce. E o seu jeito de sentar, bem, só ele consegue aquilo.
Inteligentíssimo, ele é um oponente fortíssimo, e se bobear, você acaba torcendo mais para ele do que Light. Afinal, ele é O cara (deu para perceber que eu o adoro, né? )
Voltando ao Suzaku, fique de olho nele nos últimos três (ou seria quatro?) episódios do anime. O final de um desses episódios é triunfal... Impossível não soltar um bom e alto PQP! Ou fazer Uhu!!!

As garotas:

Em Code Geass temos várias:

• C.C. (sensacional) – a misteriosa garota de cabelos verdes que dá o poder do Geass a Lelouch. E muitos a chamam de bruxa imortal (leia o mangá e o anime que você irá entender). De longe, é a personagem feminina mais interessante da história;
• Kallen é uma das personagens mais idealista que já vi;
• Nunnally, a irmã de Lelouch, é a que dá realmente as cartas no final da série. Fique ligado(a);
• Euphemia é o grande amor de Suzaku. Ficou conhecida por ser responsável por um dos incidentes mais sangrentos da história japonesa-britânica, injustamente;
• Cornelia, irmã de Euphemia, tremenda mulher, forte, combatente, e uma das mais surpreendentes.

Em Death Note temos uma das personagens mais fofas no meio de um verdadeiro caos, a Misa Amane. Apesar da voz irritante que deram para ela no anime, vale a pena vê-la em ação. Apesar, que às vezes, o amor que ela sente por Light é tão grande que a faz tomar atitudes desesperadas. No fundo, não tem como sentir compaixão.

Mangás e animes:

As duas histórias são apresentadas tanto em anime como mangá.

Code Geass – prefira ( infinitamente) o anime. Principalmente pelas lutas entres os robôs (sim, é mecha!! ^^), e reviravoltas com mais ação e mais intriga. O mangá também é muito bacana, mas deixa a desejar porque corta detalhes que no anime faz toda a diferença.

Death Note – Aqui você pode acompanhar tanto no mangá e anime. Os dois têm o mesmo esquema. Recomendo assistir primeiro o anime e depois ir para o mangá. Há detalhes no mangá, que você se pega falando alto: “O que???”.

E para facilitar sua vida, seguem os links para assistir online os episódios dessas duas histórias:


Em mangá:

Death Note – Editora JBC – Preço estimado – R$ 10,90 – 12 volumes (ah, se tiver uma grana extra compre também o 13º - How to read. Você não irá se arrepender).
Code Geass – Editora JBC – Preço estimado – R$ 10,90.

Boa diversão e tire suas próprias conclusões!